news.med.br
Analisando mais de 50 anos de dados de gravidez1 e mortalidade2, pesquisadores descobriram que o ganho de peso gestacional (GPG) excessivo estava associado ao aumento do risco de morte precoce. Para mulheres com peso normal antes da gravidez1, o GPG excessivo foi associado a um aumento de 9% na mortalidade2 por todas as causas. Mulheres que estavam acima do peso antes da gravidez1 e que tinham GPG excessivo tiveram um aumento de 12% nas mortes por todas as causas, relataram os pesquisadores em artigo publicado no The Lancet.
[Mais...]
Milhões de pessoas estão tomando novos medicamentos injetáveis para perder peso ou controlar o açúcar1 no sangue2, mas os médicos alertam para gravidezes indesejadas em algumas pacientes que tomam Mounjaro juntamente com contraceptivos orais. Apesar desse medicamento trazer um aviso na bula sobre a possibilidade de alterar a eficácia da pílula anticoncepcional, infelizmente, parece que alguns médicos não têm conhecimento ou não aconselham as pacientes sobre este risco, e os dados não são claros sobre se outros medicamentos desta classe, como o Ozempic e o Wegovy, apresentam os mesmos riscos.
[Mais...]
De acordo com um estudo publicado no JAMA Network Open, o risco de acidente vascular cerebral1 foi elevado nos primeiros 30 dias após o parto entre as mulheres que foram submetidas a tratamentos de infertilidade2, e as probabilidades continuaram a aumentar durante o ano após o parto. Mas os números absolutos permaneceram muito baixos, enfatizaram os pesquisadores: apenas 37 hospitalizações por AVC por cada 100.000 mulheres submetidas a tratamento.
[Mais...]
Uma combinação de levonorgestrel conhecido como plano B ou pílula do dia seguinte e o medicamento anti-inflamatório piroxicam é mais eficaz na prevenção da gravidez1 em comparação com o levonorgestrel sozinho, de acordo com um ensaio clínico randomizado2. O estudo envolveu 860 mulheres que procuraram contracepção3 de emergência4 dentro de 72 horas após relações sexuais desprotegidas num importante serviço comunitário de saúde5 sexual e reprodutiva em Hong Kong entre 2018 e 2022. Os resultados, publicados no The Lancet, mostraram que o regime combinado evitou 94,7% das gravidezes esperadas, em comparação com 63,4% com o levonorgestrel sozinho.
[Mais...]
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou a primeira pílula para depressão pós-parto, um marco considerado capaz de aumentar o reconhecimento e o tratamento dessa condição debilitante. A pílula, zuranolona, que será comercializada sob a marca Zurzuvae, funciona rapidamente, começando a aliviar a depressão em menos de três dias, significativamente mais rápido do que os antidepressivos gerais, que podem levar duas semanas ou mais para fazer efeito. Isso junto com o fato de que é tomada por apenas duas semanas, não por meses pode encorajar mais pacientes a aceitar o tratamento, disseram especialistas em saúde1 mental materna.
[Mais...]
Em estudo publicado no periódico Scientific Reports, pesquisadores relatam que os pesticidas podem ser fatores de risco em casos de perda gestacional recorrente espontânea. Os níveis plasmáticos de PCB, DDE, dieldrin e etion foram significativamente maiores em casos de perda gestacional recorrente do que em gestações normais. Eles estão associados com um aumento do estresse oxidativo placentário e apoptose1 placentária. Medidas específicas devem ser tomadas para diminuir a exposição materna a essas fontes de poluentes, especialmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
[Mais...]
Os embriões podem se desenvolver mais lentamente em certas gestações que terminam em aborto espontâneo, de acordo com um estudo publicado na revista Human Reproduction. O estudo utilizou realidade virtual para visualizar os embriões, por meio de um ultrassom vaginal que criou imagens 3D detalhadas, mostrando que o crescimento de um embrião pode prever quais gestações têm maior probabilidade de terminar em aborto espontâneo. A maturidade do embrião foi avaliada por meio do chamado sistema de estágios de Carnegie, e descobriu-se que a chance de uma mulher abortar aumentava em 1,5% por estágio de Carnegie atrasado.
[Mais...]
A infecção1 materna pelo vírus2 da hepatite3 B (HBV) antes da gravidez4 foi significativamente associada a cardiopatias congênitas5 (CCs) na prole, mostrou um estudo de coorte6 retrospectivo7 da China, publicado no JAMA Pediatrics. Em comparação com mulheres não infectadas, aquelas com infecção1 por HBV antes da gravidez4 tiveram um risco maior de cardiopatia congênita8 na prole, com uma razão de risco relativo ajustada de 1,23. Foi relatado também que a infecção1 pelo HBV afeta não apenas os oócitos, mas também o esperma9, e pode haver um efeito de interação dos estados de infecção1 por HBV pré-concepção10 dos cônjuges.
[Mais...]
Infecções1 do trato geniturinário materno durante a gravidez2 foram associadas ao desenvolvimento de leucemia3 na prole, segundo um estudo nacional dinamarquês publicado no JAMA Network Open. A infecção4 materna durante a gravidez2 foi associada a um risco 35% maior de leucemia3 infantil, mas não a outros tipos de câncer5 infantil. Essa associação foi atribuída principalmente a infecções1 genitais e do trato urinário6, que foram associadas a um risco aumentado em 142% e 65% de leucemia3 infantil, respectivamente.
[Mais...]
Gestantes considerando partos vaginais tiveram um risco menor de desenvolver sepse1 durante o parto se fossem tratadas com uma dose única do antibiótico azitromicina, mostrou um estudo multinacional envolvendo sete países de baixa ou média renda, publicado no The New England Journal of Medicine. No estudo A-PLUS, a incidência2 de sepse1 ou morte materna foi de 1,6% para mulheres que receberam profilaxia com azitromicina, em comparação com 2,4% para aquelas designadas para placebo3. No entanto, a azitromicina não diminuiu o risco de natimortalidade, sepse1 neonatal ou morte neonatal. Essas descobertas têm o potencial de mudar a prática clínica, fornecendo uma abordagem segura, eficaz e de baixo custo para reduzir a carga global de sepse1 e morte materna.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 179)
|