news.med.br
Em um ensaio clínico de fase 1, publicado na revista Nature, nove adultos com câncer1 renal2 em estágio III e IV foram tratados com uma vacina3 personalizada contra o câncer1 que tem como alvo neoantígenos (proteínas4 mutantes expressas por células5 tumorais). A vacina3 gerou respostas imunes robustas em todos os nove indivíduos. Os pacientes tinham um tipo de câncer1 renal2 chamado carcinoma6 de células5 renais de células5 claras e, embora todos eles estivessem em alto risco de recorrência7 da doença devido ao estágio avançado da condição, nenhum apresentou retorno do câncer1 durante o estudo.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
7 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
   [Mais...]

Um ensaio clínico de fase I de células1 CAR-T GD2 (células1 imunes projetadas para atingir a molécula GD2) em crianças e adultos jovens com gliomas difusos da linha média – cânceres incuráveis do sistema nervoso central2 – mostrou resultados promissores. A terapia de células1 imunes reduziu os tumores cerebrais, restaurou a função neurológica e – para um participante do ensaio clínico da Stanford Medicine – apagou todos os traços detectáveis de um câncer3 cerebral normalmente considerado incurável, com o tumor4 permanecendo indetectável por mais de três anos. As descobertas foram publicadas na revista Nature.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
   [Mais...]

Células-tronco1 sanguíneas humanas foram produzidas em laboratório pela primeira vez, o que pode melhorar significativamente a forma como certos tipos de câncer2 são tratados, reduzindo a dependência de doadores. As descobertas foram publicadas na revista Nature Biotechnology. As células cultivadas3 em laboratório até agora só foram testadas em camundongos, mas quando infundidas nos animais, as células4 se tornaram medula óssea5 funcional em níveis semelhantes aos observados após transplantes de células sanguíneas6 do cordão umbilical7.
1 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Células Cultivadas: Células propagadas in vitro em meio especial apropriado ao seu crescimento. Células cultivadas são utilizadas no estudo de processos de desenvolvimento, processos morfológicos, metabólicos, fisiológicos e genéticos, entre outros.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
5 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
6 Células Sanguíneas: Células encontradas no líquido corpóreo circulando por toda parte do SISTEMA CARDIOVASCULAR.
7 Cordão Umbilical: Estrutura flexível semelhante a corda, que conecta um FETO em desenvolvimento à PLACENTA, em mamíferos. O cordão contém vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes da mãe ao feto e resíduos para longe do feto.
   [Mais...]

A primeira terapia pré-natal para atrofia1 muscular espinhal (AME) mostrou resultados promissores, indicou um relato de caso publicado no The New England Journal of Medicine. Mais de 2 anos após o nascimento da criança, nenhuma característica identificável de AME foi observada. A criança foi tratada no útero2 com risdiplam (Evrysdi), que é aprovado para tratar AME em pacientes pediátricos e adultos, e continua a receber o medicamento oral diariamente.
1 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
2 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
   [Mais...]

Tomar um suplemento diário de ômega-3 parece desacelerar a taxa de envelhecimento biológico em três meses – e ainda mais se combinado com vitamina1 D e exercício, sugere um estudo publicado na revista Nature Aging. Os pesquisadores avaliaram o efeito das intervenções em quatro relógios de metilação do DNA que funcionam como biomarcadores do envelhecimento biológico (PhenoAge, GrimAge, GrimAge2 e DunedinPACE) ao longo de 3 anos.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
   [Mais...]

O serviço de saúde1 pública dos Estados Unidos publicou um importante documento destacando o uso de álcool como a terceira principal causa evitável de câncer2 no país, após tabaco e obesidade3. No mundo, foram relatados 741.300 casos de câncer2 atribuíveis ao consumo de álcool em 2020. Evidências científicas demonstram uma relação causal entre o uso de álcool e o aumento do risco de pelo menos sete tipos diferentes de câncer2, e quanto mais álcool consumido, maior o risco de câncer2.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

A American Cancer1 Society projetou aproximadamente 2 milhões de novos diagnósticos de câncer1 e 618.000 novas mortes por câncer1 nos EUA em 2025, com um fardo do câncer1 cada vez mais suportado por populações mais jovens, particularmente mulheres. Embora o câncer1 continue a ser uma das principais causas de morte em geral nos EUA, há uma diminuição na mortalidade2 por câncer1. Especificamente, devido à redução do tabagismo, à detecção precoce de alguns tipos de câncer1 e a melhorias no tratamento, houve uma queda de 34% na taxa de mortalidade2 por câncer1 de 1991 a 2022.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Uma combinação de três fatores – proteína C-reativa de alta sensibilidade (PCR1-as), colesterol2 LDL3 e lipoproteína(a), ou lp(a) – previu independentemente doenças cardiovasculares4 ao longo de 30 anos em mulheres que eram inicialmente saudáveis, de acordo com uma análise publicada no The New England Journal of Medicina. Cada um dos três fatores previu o risco de 30 anos para doença cardíaca coronariana e acidente vascular cerebral5, e cada um contribuiu para a previsão geral do risco, mas a maior amplitude para o risco foi em modelos que incorporaram todos os três biomarcadores juntos.
1 PCR: Reação em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR) é um método de amplificação de DNA (ácido desoxirribonucleico).
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
3 LDL: Lipoproteína de baixa densidade, encarregada de transportar colesterol através do sangue. Devido à sua tendência em depositar o colesterol nas paredes arteriais e a produzir aterosclerose, tem sido denominada “mau colesterol“.
4 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
5 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
   [Mais...]

Pessoas que tomam café pela manhã têm menor risco de morrer de doenças cardiovasculares1 e menor risco geral de mortalidade2 em comparação com aquelas que bebem café o dia todo, de acordo com pesquisa publicada no European Heart Journal. Em comparação com pessoas que não bebiam café, aquelas que bebiam café pela manhã tinham 16% menos probabilidade de morrer de qualquer causa e 31% menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular. No entanto, não houve redução no risco para aquelas que bebiam café o dia todo em comparação com as que não bebiam café.
1 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Sintomas1 depressivos crescentes foram associados a mudanças muito precoces na patologia2 amiloide de Alzheimer3 em regiões cerebrais associadas ao controle emocional, mostrou um estudo longitudinal publicado no JAMA Network Open. Em uma coorte4 de idosos cognitivamente não prejudicados com carga amiloide inicialmente baixa, maiores sintomas1 depressivos foram associados ao acúmulo de amiloide nos córtices frontal e cingulado.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
3 Alzheimer: Doença degenerativa crônica que produz uma deterioração insidiosa e progressiva das funções intelectuais superiores. É uma das causas mais freqüentes de demência. Geralmente começa a partir dos 50 anos de idade e tem incidência similar entre homens e mulheres.
4 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
   [Mais...]

Mostrar: 10
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - Próximos » - >>
1 a 10 (Total: 3970)
  • Entrar
  • Receber conteúdos