news.med.br
Em um ensaio clínico de fase 1, publicado na revista Nature, nove adultos com câncer1 renal2 em estágio III e IV foram tratados com uma vacina3 personalizada contra o câncer1 que tem como alvo neoantígenos (proteínas4 mutantes expressas por células5 tumorais). A vacina3 gerou respostas imunes robustas em todos os nove indivíduos. Os pacientes tinham um tipo de câncer1 renal2 chamado carcinoma6 de células5 renais de células5 claras e, embora todos eles estivessem em alto risco de recorrência7 da doença devido ao estágio avançado da condição, nenhum apresentou retorno do câncer1 durante o estudo.
[Mais...]
Um ensaio clínico de fase I de células1 CAR-T GD2 (células1 imunes projetadas para atingir a molécula GD2) em crianças e adultos jovens com gliomas difusos da linha média cânceres incuráveis do sistema nervoso central2 mostrou resultados promissores. A terapia de células1 imunes reduziu os tumores cerebrais, restaurou a função neurológica e para um participante do ensaio clínico da Stanford Medicine apagou todos os traços detectáveis de um câncer3 cerebral normalmente considerado incurável, com o tumor4 permanecendo indetectável por mais de três anos. As descobertas foram publicadas na revista Nature.
[Mais...]
Células-tronco1 sanguíneas humanas foram produzidas em laboratório pela primeira vez, o que pode melhorar significativamente a forma como certos tipos de câncer2 são tratados, reduzindo a dependência de doadores. As descobertas foram publicadas na revista Nature Biotechnology. As células cultivadas3 em laboratório até agora só foram testadas em camundongos, mas quando infundidas nos animais, as células4 se tornaram medula óssea5 funcional em níveis semelhantes aos observados após transplantes de células sanguíneas6 do cordão umbilical7.
[Mais...]
A primeira terapia pré-natal para atrofia1 muscular espinhal (AME) mostrou resultados promissores, indicou um relato de caso publicado no The New England Journal of Medicine. Mais de 2 anos após o nascimento da criança, nenhuma característica identificável de AME foi observada. A criança foi tratada no útero2 com risdiplam (Evrysdi), que é aprovado para tratar AME em pacientes pediátricos e adultos, e continua a receber o medicamento oral diariamente.
[Mais...]
Tomar um suplemento diário de ômega-3 parece desacelerar a taxa de envelhecimento biológico em três meses e ainda mais se combinado com vitamina1 D e exercício, sugere um estudo publicado na revista Nature Aging. Os pesquisadores avaliaram o efeito das intervenções em quatro relógios de metilação do DNA que funcionam como biomarcadores do envelhecimento biológico (PhenoAge, GrimAge, GrimAge2 e DunedinPACE) ao longo de 3 anos.
[Mais...]
O serviço de saúde1 pública dos Estados Unidos publicou um importante documento destacando o uso de álcool como a terceira principal causa evitável de câncer2 no país, após tabaco e obesidade3. No mundo, foram relatados 741.300 casos de câncer2 atribuíveis ao consumo de álcool em 2020. Evidências científicas demonstram uma relação causal entre o uso de álcool e o aumento do risco de pelo menos sete tipos diferentes de câncer2, e quanto mais álcool consumido, maior o risco de câncer2.
[Mais...]
A American Cancer1 Society projetou aproximadamente 2 milhões de novos diagnósticos de câncer1 e 618.000 novas mortes por câncer1 nos EUA em 2025, com um fardo do câncer1 cada vez mais suportado por populações mais jovens, particularmente mulheres. Embora o câncer1 continue a ser uma das principais causas de morte em geral nos EUA, há uma diminuição na mortalidade2 por câncer1. Especificamente, devido à redução do tabagismo, à detecção precoce de alguns tipos de câncer1 e a melhorias no tratamento, houve uma queda de 34% na taxa de mortalidade2 por câncer1 de 1991 a 2022.
[Mais...]
Uma combinação de três fatores proteína C-reativa de alta sensibilidade (PCR1-as), colesterol2 LDL3 e lipoproteína(a), ou lp(a) previu independentemente doenças cardiovasculares4 ao longo de 30 anos em mulheres que eram inicialmente saudáveis, de acordo com uma análise publicada no The New England Journal of Medicina. Cada um dos três fatores previu o risco de 30 anos para doença cardíaca coronariana e acidente vascular cerebral5, e cada um contribuiu para a previsão geral do risco, mas a maior amplitude para o risco foi em modelos que incorporaram todos os três biomarcadores juntos.
[Mais...]
Pessoas que tomam café pela manhã têm menor risco de morrer de doenças cardiovasculares1 e menor risco geral de mortalidade2 em comparação com aquelas que bebem café o dia todo, de acordo com pesquisa publicada no European Heart Journal. Em comparação com pessoas que não bebiam café, aquelas que bebiam café pela manhã tinham 16% menos probabilidade de morrer de qualquer causa e 31% menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular. No entanto, não houve redução no risco para aquelas que bebiam café o dia todo em comparação com as que não bebiam café.
[Mais...]
Sintomas1 depressivos crescentes foram associados a mudanças muito precoces na patologia2 amiloide de Alzheimer3 em regiões cerebrais associadas ao controle emocional, mostrou um estudo longitudinal publicado no JAMA Network Open. Em uma coorte4 de idosos cognitivamente não prejudicados com carga amiloide inicialmente baixa, maiores sintomas1 depressivos foram associados ao acúmulo de amiloide nos córtices frontal e cingulado.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 3970)
|