news.med.br

Mais acessados

Até 10% das neoplasias hematológicas pediátricas são atribuídas à exposição à radiação relacionada a exames de imagem

Até 10% das neoplasias hematológicas pediátricas são atribuídas à exposição à radiação relacionada a exames de imagem

Um em cada 10 casos de câncer1 do sangue2 na infância pode ser resultado da exposição à radiação associada a exames de imagem, de acordo com um estudo publicado no The New England Journal of Medicine. O risco de câncer1 aumentou com a dose cumulativa de radiação, variando de 1,41 a 3,59 vezes maior. Crianças expostas a pelo menos 30 mGy apresentaram 25,6 casos de câncer1 do sangue2 em excesso a cada 10.000 até os 21 anos.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
Esperança para o diabetes: células editadas por CRISPR liberaram insulina em uma pessoa e escaparam da detecção imunológica

Esperança para o diabetes: células editadas por CRISPR liberaram insulina em uma pessoa e escaparam da detecção imunológica

Em um caso pioneiro na área médica, pesquisadores relatam ter implantado células1 pancreáticas editadas por CRISPR em uma pessoa com diabetes tipo 12. As células1 liberaram insulina3 por meses, e sem a necessidade de o receptor tomar medicamentos imunossupressores, graças às edições genéticas que fazem com que as células1, coletadas de um doador falecido, não desencadeiem uma resposta imunológica no receptor. O caso foi relatado no The New England Journal of Medicine.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
3 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
Medicamento para diabetes demonstra efeitos antienvelhecimento nos cromossomos

Medicamento para diabetes demonstra efeitos antienvelhecimento nos cromossomos

Um medicamento prescrito para pessoas com diabetes tipo 21 pode fazer mais do que reduzir o açúcar2 no sangue3: ele também ajuda a retardar o envelhecimento celular, de acordo com um ensaio clínico publicado na revista Cell Reports Medicine. Os resultados apontam que o tratamento com henagliflozina está associado ao aumento do comprimento dos telômeros, estruturas nas pontas dos cromossomos4 que funcionam como capas protetoras e encurtam com o tempo.
1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
2 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
4 Cromossomos: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
Pesquisadores criam pele artificial impressa em 3D que permite a circulação sanguínea

Pesquisadores criam pele artificial impressa em 3D que permite a circulação sanguínea

Pesquisadores suecos desenvolveram dois tipos de tecnologia de bioimpressão 3D para gerar artificialmente pele1 contendo vasos sanguíneos2. Isso pode representar um avanço na busca pela regeneração de pele1 danificada. As abordagens foram descritas em dois estudos publicados na revista Advanced Healthcare Materials.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
Novo comprimido de GLP-1, orforglipron, proporciona perda de peso superior a 11% na dose mais alta em estudo de fase III

Novo comprimido de GLP-1, orforglipron, proporciona perda de peso superior a 11% na dose mais alta em estudo de fase III

Um agonista1 do receptor GLP-1 oral, de pequena molécula e não peptídico, em fase experimental, reduziu significativamente o peso em adultos com obesidade2 no estudo randomizado3 ATTAIN-1, cujos resultados foram publicados no The New England Journal of Medicine. Na semana 72, o orforglipron em múltiplas doses provou ser superior ao placebo4 quando adicionado a um regime de dieta e exercícios. A variação média no peso corporal da linha de base até a semana 72 foi a seguinte: -7,5% na dose de 6 mg de orforglipron; -8,4% na dose de 12 mg; -11,2% na dose de 36 mg; e -2,1% com placebo4.
1 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
Nova diretriz médica brasileira traz recomendações para o tratamento da obesidade em relação à prevenção de doenças cardiovasculares

Nova diretriz médica brasileira traz recomendações para o tratamento da obesidade em relação à prevenção de doenças cardiovasculares

Cinco sociedades médicas brasileiras publicaram, no jornal científico ABC Cardiol, uma diretriz inédita que visa estruturar o tratamento da obesidade1 em relação à prevenção da doença cardiovascular (DCV), levando em consideração o risco cardiovascular e o estágio da obesidade1. O documento determina que todo adulto com sobrepeso2 ou obesidade1 tenha seu risco cardiovascular avaliado e categorizado, incorporando o escore PREVENT para estimar a probabilidade de eventos como infarto3, AVC e insuficiência cardíaca4 em 10 anos. Na prática clínica, isso se traduz em metas de perda de peso proporcionais ao risco e no uso de um arsenal terapêutico atualizado, que inclui agonistas de GLP-1 (como semaglutida e tirzepatida), além da cirurgia bariátrica5 em perfis selecionados.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
3 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.
4 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
5 Cirurgia Bariátrica:

Elogios, críticas ou sugestões

Seu nome:
Seu email:
Mensagem:

  • Entrar
  • Receber conteúdos