news.med.br

Mais acessados

Ruído de aeronaves representa uma ameaça à saúde do coração

Ruído de aeronaves representa uma ameaça à saúde do coração

A exposição a altos níveis de ruído de aeronaves, especialmente à noite, está associada à remodelação cardíaca adversa na forma de hipertrofia1 concêntrica do ventrículo esquerdo (VE) e redução da função sistólica do VE, levando a um risco aumentado de eventos cardiovasculares adversos maiores, de acordo com um novo estudo publicado no JACC. Uma possível explicação do mecanismo seria que a poluição sonora causada pelo tráfego aéreo pode aumentar o risco cardiovascular devido ao estresse crônico2 que induz.
1 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
2 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
Proteínas projetadas por IA resolvem um problema centenário: a produção de soro antiofídico

Proteínas projetadas por IA resolvem um problema centenário: a produção de soro antiofídico

Novas proteínas1, não encontradas na natureza, foram desenvolvidas para neutralizar certos componentes altamente tóxicos do veneno de cobra. Os métodos computacionais de aprendizado profundo para o desenvolvimento dessas proteínas1 neutralizadoras de toxinas2 oferecem esperança para a criação de terapias mais seguras, econômicas e acessíveis do que as atualmente em uso. As descobertas foram publicadas na revista Nature.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Toxinas: Substâncias tóxicas, especialmente uma proteína, produzidas durante o metabolismo e o crescimento de certos microrganismos, animais e plantas, capazes de provocar a formação de anticorpos ou antitoxinas.
Descoberta do sistema de grupo sanguíneo MAL esclarece mistério de mais de 50 anos

Descoberta do sistema de grupo sanguíneo MAL esclarece mistério de mais de 50 anos

A descoberta de um novo grupo sanguíneo, o MAL, resolveu um mistério de 50 anos. Em estudo publicado no periódico Blood, pesquisadores identificaram a base genética do antígeno1 AnWj do grupo sanguíneo, anteriormente conhecido, mas misterioso. As descobertas permitem a identificação e o tratamento de pacientes raros que não possuem esse grupo sanguíneo.
1 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
O que há de novo em otorrino: confira os principais avanços divulgados nos últimos meses

O que há de novo em otorrino: confira os principais avanços divulgados nos últimos meses

Entre apresentações em congressos, novos dispositivos, aprovações de medicamentos e publicação de artigos científicos, no 2º semestre de 2025 diversas novidades têm sido divulgadas na área de otorrinolaringologia, abrangendo temas como cirurgia, perda auditiva, uso de IA, apneia1 do sono, câncer2 de cabeça3 e pescoço4, perda de olfato, rinossinusite crônica, entre outros. Confira os principais destaques!
1 Apnéia: É uma parada respiratória provocada pelo colabamento total das paredes da faringe que ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. No adulto, considera-se apnéia após 10 segundos de parada respiratória. Como a criança tem uma reserva menor, às vezes, depois de dois ou três segundos, o sangue já se empobrece de oxigênio.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Cabeça:
4 Pescoço:
Terapia genética restaura a audição em casos raros de surdez congênita

Terapia genética restaura a audição em casos raros de surdez congênita

Em um pequeno estudo pivotal de uma terapia gênica experimental, publicado no The New England Journal of Medicine, a maioria dos casos de surdez profunda congênita1 causada por variantes genéticas no gene OTOF apresentou melhora na audição. Três quartos dos pacientes tratados melhoraram a ponto de ouvirem o suficiente para não precisarem mais de implantes cocleares. Metade apresentou melhora suficiente para ouvir a fala em tom baixo sem auxílio e um quarto recuperou a audição normal; nenhum dos ouvidos não tratados apresentou melhora.
1 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
Obesidade é impulsionada pelo acúmulo de uma malha molecular ao redor dos neurônios da fome

Obesidade é impulsionada pelo acúmulo de uma malha molecular ao redor dos neurônios da fome

Em estudo publicado na revista Nature, pesquisadores relatam que o acúmulo de uma rede de proteínas1 e açúcares chamada matriz extracelular impede que a insulina2 alcance os neurônios3 que regulam a fome, interferindo na ingestão normal de alimentos e no metabolismo4 e assim contribuindo para a obesidade5.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.

Elogios, críticas ou sugestões

Seu nome:
Seu email:
Mensagem:

  • Entrar
  • Receber conteúdos