news.med.br

Mais acessados

Pacientes que interromperam o uso de GLP-1 apresentaram maior ganho de peso e mais complicações durante a gravidez

Pacientes que interromperam o uso de GLP-1 apresentaram maior ganho de peso e mais complicações durante a gravidez

Em um estudo liderado por pesquisadores do Mass General Brigham, gestantes que interromperam o uso de medicamentos populares para perda de peso à base de GLP-1 antes ou no início da gravidez1 tenderam a ganhar mais peso e a apresentar maiores riscos de diabetes2 e distúrbios hipertensivos durante a gestação, além de terem maior probabilidade de parto prematuro do que mulheres que nunca haviam utilizado esses medicamentos. Os resultados foram publicados no JAMA.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
Síndrome da fadiga crônica parece ter um componente genético muito forte: estudo identificou mais de 250 genes envolvidos

Síndrome da fadiga crônica parece ter um componente genético muito forte: estudo identificou mais de 250 genes envolvidos

Estamos começando a entender o papel que a genética desempenha no início da síndrome1 da fadiga2 crônica, também conhecida como encefalomielite miálgica (EM/SFC). De acordo com o maior estudo desse tipo até o momento, por enquanto disponível apenas como preprint na plataforma medRxiv, 259 genes estão envolvidos. Isso é seis vezes mais do que o número identificado em um estudo anterior, no início de 2025. O estudo também amplia nosso conhecimento sobre como a EM/SFC difere da COVID longa, uma condição muito semelhante.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
Amplo estudo genético aponta que transtornos psiquiátricos supostamente distintos podem ter as mesmas causas

Amplo estudo genético aponta que transtornos psiquiátricos supostamente distintos podem ter as mesmas causas

Psiquiatras têm se baseado, por muito tempo, em manuais de diagnóstico1 que consideram a maioria das condições de saúde2 mental como distintas umas das outras. A depressão, por exemplo, é listada como um transtorno separado da ansiedade. Mas uma análise genética de mais de um milhão de pessoas sugere que uma série de condições psiquiátricas têm raízes biológicas comuns. Segundo a análise, publicada na revista Nature, 14 transtornos de saúde2 mental, tipicamente considerados distintos, na verdade se enquadram em cinco grupos, cada um deles ligado a um conjunto específico de variantes genéticas.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Uso de um medicamento barato durante cirurgias de alto risco reduz transfusões de sangue

Uso de um medicamento barato durante cirurgias de alto risco reduz transfusões de sangue

Uma política hospitalar para aumentar o uso de ácido tranexâmico (TXA) no período perioperatório reduziu as transfusões de sangue1 durante cirurgias não cardíacas de grande porte, sem impacto aparente em eventos de coagulação2, segundo um ensaio clínico randomizado3 por agrupamentos apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Hematologia e publicado no periódico Blood. Entre mais de 8.000 pacientes submetidos a cirurgias de alto risco, o uso rotineiro de TXA reduziu a probabilidade de transfusões em 31% em comparação com o placebo4.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
3 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
Estudo revela que uma dose da vacina contra o HPV é tão eficaz quanto duas

Estudo revela que uma dose da vacina contra o HPV é tão eficaz quanto duas

Uma dose da vacina1 bivalente ou nonavalente contra o HPV mostrou-se não inferior a duas doses, segundo o estudo randomizado2 ESCUDDO, cujos resultados foram publicados no The New England Journal of Medicine. A eficácia da vacina1 foi de pelo menos 97% contra a infecção3 por HPV 16 ou 18, independentemente de a participante ter recebido uma ou duas doses da vacina1 bivalente ou nonavalente. Esses resultados corroboram a recomendação da OMS de vacinação contra o HPV em dose única, visando aumentar a cobertura vacinal e, ao mesmo tempo, manter a eficácia.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Elogios, críticas ou sugestões

Seu nome:
Seu email:
Mensagem:

  • Entrar
  • Receber conteúdos