news.med.br
Um estudo holandês, publicado no JACC, avaliou seis meses de rastreio de fibrilação atrial (FA) em uma população idosa de alto risco, utilizando Apple Watches, que possuem funcionalidades de fotopletismografia e eletrocardiografia. A intervenção aumentou significativamente a detecção de novos casos de FA e reduziu o tempo até o diagnóstico1, em comparação com o atendimento especializado padrão. A intervenção de seis meses também demonstrou que o rastreio prolongado com smartwatch é viável para identificar casos de FA não diagnosticada em pacientes de alto risco.
[Mais...]
Pesquisadores desenvolveram um dispositivo vestível, confortável e lavável chamado Revoice, que pode ajudar pessoas a recuperar a capacidade de se comunicar de forma natural e fluente após um AVC, sem a necessidade de implantes cerebrais invasivos. O dispositivo, descrito em estudo publicado na revista Nature Communications, utiliza uma combinação de sensores ultrassensíveis e inteligência artificial para decodificar sinais1 de fala e nuances emocionais, permitindo que pessoas com comprometimento da fala pós-AVC se comuniquem naturalmente.
[Mais...]
Em uma revisão sistemática, publicada na revista Pediatrics, mais de dois terços dos estudos mostraram resultados positivos com intervenções baseadas em mindfulness em comparação com intervenções de controle para a redução do uso de substâncias entre jovens. A eficácia relativa das intervenções baseadas em mindfulness foi observada em diferentes tipos de substâncias, mas foi mais consistente para o uso de álcool. As intervenções mais comuns utilizadas foram respiração consciente, manejo da vontade de consumir substâncias e meditação mindfulness, juntamente com outras modalidades de tratamento, como entrevista motivacional ou aconselhamento individual.
[Mais...]
Uma intervenção de desenvolvimento liderada pelos pais, iniciada na UTI neonatal e continuada durante os primeiros dois anos de vida, auxiliou no desenvolvimento da função executiva1 em crianças muito prematuras, de acordo com um estudo publicado no JAMA Pediatrics. Entre 80 crianças em idade escolar, houve diferenças estatisticamente significativas nas pontuações médias da função executiva1 para os quatro desfechos primários de atenção auditiva, inibição, fluência em desenhos e persistência motora entre o grupo de intervenção e o grupo de cuidados usuais. Os resultados destacam o potencial da participação ativa dos pais na intervenção precoce, em vez de depender apenas de modelos clínicos ou conduzidos por terapeutas.
[Mais...]
Em novo estudo publicado na revista Current Biology, cientistas podem ter identificado o circuito neural por trás da falta de motivação, e descoberto uma maneira de manipulá-lo. Ao suprimir seletivamente esse circuito em macacos, o comportamento direcionado a objetivos se recuperou.
[Mais...]
Algumas pessoas com obesidade1 apresentam uma assinatura distinta do microbioma2 oral, uma descoberta que pode levar a uma forma de detectar a condição precocemente e potencialmente preveni-la. Porém, não se sabe se esse conjunto distinto de micróbios orais na obesidade1 é causa ou efeito da condição. As descobertas são de um estudo publicado na revista Cell Reports.
[Mais...]
Para muitos pacientes com câncer1, a queda de cabelo2 pode ser um dos efeitos colaterais3 mais angustiantes do tratamento. Cada vez mais, pacientes têm tomado suplementos orais de biotina, comercializados como potenciais aliados na retomada do crescimento capilar4 e no fortalecimento de unhas5 quebradiças. No entanto, há poucas evidências científicas de que os suplementos orais de biotina promovam o crescimento de cabelo2 e unhas5 em pessoas com câncer1 ou em recuperação da doença, e eles podem, inclusive, interferir nos resultados de exames laboratoriais, de acordo com um alerta publicado no JCO Oncology Practice.
[Mais...]
Uma descoberta em camundongos, publicada na revista Nature, revela por que o jejum potencializa um tipo de tratamento para câncer1 de mama2: uma via de sinalização hormonal e alterações na expressão gênica desempenham papéis fundamentais.
[Mais...]
Cientistas buscando aliviar os sintomas1 de pessoas com doença inflamatória intestinal se inspiraram em uma fonte inusitada: as cracas-do-mar, ou simplesmente cracas. Uma cola viva usada por esses crustáceos para se fixarem em superfícies subaquáticas também pode selar feridas intestinais causadas pela doença inflamatória intestinal, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Biotechnology.
[Mais...]
Se você pensava que a gordura1 corporal era apenas um depósito passivo de calorias2, pense de novo. Cada vez mais se acumulam evidências de que ela desempenha um papel importante em nossa saúde3 geral, dando suporte a tudo, desde a saúde3 óssea até o humor. Agora, dois estudos, publicados nas revistas Cell Metabolism e Science, estão lançando nova luz sobre sua complexidade, sugerindo que a gordura1 corporal também regula a pressão arterial4 e a imunidade5.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 4151)
|