news.med.br
Um estudo holandês, publicado no JACC, avaliou seis meses de rastreio de fibrilação atrial (FA) em uma população idosa de alto risco, utilizando Apple Watches, que possuem funcionalidades de fotopletismografia e eletrocardiografia. A intervenção aumentou significativamente a detecção de novos casos de FA e reduziu o tempo até o diagnóstico1, em comparação com o atendimento especializado padrão. A intervenção de seis meses também demonstrou que o rastreio prolongado com smartwatch é viável para identificar casos de FA não diagnosticada em pacientes de alto risco.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

Pesquisadores desenvolveram um dispositivo vestível, confortável e lavável chamado Revoice, que pode ajudar pessoas a recuperar a capacidade de se comunicar de forma natural e fluente após um AVC, sem a necessidade de implantes cerebrais invasivos. O dispositivo, descrito em estudo publicado na revista Nature Communications, utiliza uma combinação de sensores ultrassensíveis e inteligência artificial para decodificar sinais1 de fala e nuances emocionais, permitindo que pessoas com comprometimento da fala pós-AVC se comuniquem naturalmente.
1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
   [Mais...]

Em uma revisão sistemática, publicada na revista Pediatrics, mais de dois terços dos estudos mostraram resultados positivos com intervenções baseadas em mindfulness em comparação com intervenções de controle para a redução do uso de substâncias entre jovens. A eficácia relativa das intervenções baseadas em mindfulness foi observada em diferentes tipos de substâncias, mas foi mais consistente para o uso de álcool. As intervenções mais comuns utilizadas foram respiração consciente, manejo da vontade de consumir substâncias e meditação mindfulness, juntamente com outras modalidades de tratamento, como entrevista motivacional ou aconselhamento individual.   [Mais...]
Uma intervenção de desenvolvimento liderada pelos pais, iniciada na UTI neonatal e continuada durante os primeiros dois anos de vida, auxiliou no desenvolvimento da função executiva1 em crianças muito prematuras, de acordo com um estudo publicado no JAMA Pediatrics. Entre 80 crianças em idade escolar, houve diferenças estatisticamente significativas nas pontuações médias da função executiva1 para os quatro desfechos primários de atenção auditiva, inibição, fluência em desenhos e persistência motora entre o grupo de intervenção e o grupo de cuidados usuais. Os resultados destacam o potencial da participação ativa dos pais na intervenção precoce, em vez de depender apenas de modelos clínicos ou conduzidos por terapeutas.
1 Função executiva: Também conhecida como controle cognitivo ou sistema supervisor atencional é um conceito neuropsicológico que se aplica ao processo cognitivo responsável pelo planejamento e execução de atividades, que podem incluir, por exemplo, a iniciação de tarefas, memória de trabalho, atenção sustentada e inibição de impulsos.
   [Mais...]

Em novo estudo publicado na revista Current Biology, cientistas podem ter identificado o circuito neural por trás da falta de motivação, e descoberto uma maneira de manipulá-lo. Ao suprimir seletivamente esse circuito em macacos, o comportamento direcionado a objetivos se recuperou.   [Mais...]
Algumas pessoas com obesidade1 apresentam uma assinatura distinta do microbioma2 oral, uma descoberta que pode levar a uma forma de detectar a condição precocemente e potencialmente preveni-la. Porém, não se sabe se esse conjunto distinto de micróbios orais na obesidade1 é causa ou efeito da condição. As descobertas são de um estudo publicado na revista Cell Reports.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
   [Mais...]

Para muitos pacientes com câncer1, a queda de cabelo2 pode ser um dos efeitos colaterais3 mais angustiantes do tratamento. Cada vez mais, pacientes têm tomado suplementos orais de biotina, comercializados como potenciais aliados na retomada do crescimento capilar4 e no fortalecimento de unhas5 quebradiças. No entanto, há poucas evidências científicas de que os suplementos orais de biotina promovam o crescimento de cabelo2 e unhas5 em pessoas com câncer1 ou em recuperação da doença, e eles podem, inclusive, interferir nos resultados de exames laboratoriais, de acordo com um alerta publicado no JCO Oncology Practice.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
3 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
4 Capilar: 1. Na medicina, diz-se de ou tubo endotelial muito fino que liga a circulação arterial à venosa. Qualquer vaso. 2. Na física, diz-se de ou tubo, em geral de vidro, cujo diâmetro interno é diminuto. 3. Relativo a cabelo, fino como fio de cabelo.
5 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
   [Mais...]

Uma descoberta em camundongos, publicada na revista Nature, revela por que o jejum potencializa um tipo de tratamento para câncer1 de mama2: uma via de sinalização hormonal e alterações na expressão gênica desempenham papéis fundamentais.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

Cientistas buscando aliviar os sintomas1 de pessoas com doença inflamatória intestinal se inspiraram em uma fonte inusitada: as cracas-do-mar, ou simplesmente cracas. Uma “cola viva” usada por esses crustáceos para se fixarem em superfícies subaquáticas também pode selar feridas intestinais causadas pela doença inflamatória intestinal, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Biotechnology.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Se você pensava que a gordura1 corporal era apenas um depósito passivo de calorias2, pense de novo. Cada vez mais se acumulam evidências de que ela desempenha um papel importante em nossa saúde3 geral, dando suporte a tudo, desde a saúde3 óssea até o humor. Agora, dois estudos, publicados nas revistas Cell Metabolism e Science, estão lançando nova luz sobre sua complexidade, sugerindo que a gordura1 corporal também regula a pressão arterial4 e a imunidade5.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
5 Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).
   [Mais...]

Mostrar: 10
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - Próximos » - >>
1 a 10 (Total: 4151)
  • Entrar
  • Receber conteúdos