news.med.br
A descoberta de um novo grupo sanguíneo, o MAL, resolveu um mistério de 50 anos. Em estudo publicado no periódico Blood, pesquisadores identificaram a base genética do antígeno1 AnWj do grupo sanguíneo, anteriormente conhecido, mas misterioso. As descobertas permitem a identificação e o tratamento de pacientes raros que não possuem esse grupo sanguíneo.
1 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
   [Mais...]

Entre apresentações em congressos, novos dispositivos, aprovações de medicamentos e publicação de artigos científicos, no 2º semestre de 2025 diversas novidades têm sido divulgadas na área de otorrinolaringologia, abrangendo temas como cirurgia, perda auditiva, uso de IA, apneia1 do sono, câncer2 de cabeça3 e pescoço4, perda de olfato, rinossinusite crônica, entre outros. Confira os principais destaques!
1 Apnéia: É uma parada respiratória provocada pelo colabamento total das paredes da faringe que ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. No adulto, considera-se apnéia após 10 segundos de parada respiratória. Como a criança tem uma reserva menor, às vezes, depois de dois ou três segundos, o sangue já se empobrece de oxigênio.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Cabeça:
4 Pescoço:
   [Mais...]

Em um pequeno estudo pivotal de uma terapia gênica experimental, publicado no The New England Journal of Medicine, a maioria dos casos de surdez profunda congênita1 causada por variantes genéticas no gene OTOF apresentou melhora na audição. Três quartos dos pacientes tratados melhoraram a ponto de ouvirem o suficiente para não precisarem mais de implantes cocleares. Metade apresentou melhora suficiente para ouvir a fala em tom baixo sem auxílio e um quarto recuperou a audição normal; nenhum dos ouvidos não tratados apresentou melhora.
1 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
   [Mais...]

Em estudo publicado na revista Nature, pesquisadores relatam que o acúmulo de uma rede de proteínas1 e açúcares chamada matriz extracelular impede que a insulina2 alcance os neurônios3 que regulam a fome, interferindo na ingestão normal de alimentos e no metabolismo4 e assim contribuindo para a obesidade5.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

A maioria das pessoas se recupera do norovírus, uma infecção1 altamente contagiosa2, em poucos dias, mas esse patógeno pode ser particularmente arriscado para alguns grupos. Agora, um pequeno estudo clínico, publicado na revista Science Translational Medicine, com um comprimido desenvolvido para proteger contra o vírus3, mostrou resultados promissores em idosos.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Contagiosa: 1. Que é transmitida por contato ou contágio. 2. Que constitui veículo para o contágio. 3. Que se transmite pela intensidade, pela influência, etc.; contagiante.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

O carcinoma1 lobular invasivo representa cerca de 10% dos diagnósticos de câncer2 de mama3. De acordo com um novo estudo, publicado no jornal científico Cancer2, sua incidência4 está aumentando a uma taxa de 2,8% ao ano, mais do que o triplo da incidência4 de outros tipos de câncer2 de mama3 combinados. Esse câncer2 possui características únicas que contribuem para o diagnóstico5 tardio, a resistência à terapia e o pior prognóstico6 em casos avançados.
1 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
4 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Prognóstico: 1. Juízo médico, baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, em relação à duração, à evolução e ao termo de uma doença. Em medicina, predição do curso ou do resultado provável de uma doença; prognose. 2. Predição, presságio, profecia relativos a qualquer assunto. 3. Relativo a prognose. 4. Que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo. 5. Que pode indicar acontecimentos futuros (diz-se de sinal, sintoma, indício, etc.). 6. No uso pejorativo, pernóstico, doutoral, professoral; prognóstico.
   [Mais...]

Cientistas identificaram um pequeno conjunto de células1 cerebrais que facilmente passam despercebidas que é ativado durante a dor persistente, o tipo de dor que dura muito tempo após uma lesão2 inicial. A pesquisa, publicada na revista Nature, foi realizada em ratos, mas se puder ser confirmada em humanos, esse novo conjunto de neurônios3 descoberto poderá levar a novas terapias para tratar a dor crônica, que afeta aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
   [Mais...]

Os tecidos somáticos humanos, ou seja, todos os tecidos, exceto espermatozoides1, óvulos e seus precursores, passam por evolução ao longo da vida. Em artigo publicado na Nature, pesquisadores examinam mutações em tecidos somáticos em uma escala impressionante, lançando luz sobre os eventos iniciais da evolução do câncer2. Eles utilizaram métodos de sequenciamento genômico3 de baixo erro em tecidos normais de grandes coortes de indivíduos para rastrear mutações que preparam o cenário para o câncer2.
1 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Sequenciamento genômico: O sequenciamento de um genoma é a determinação da cadeia de nucleotídeos que o compõe. Este processo envolve várias etapas, tais como preparação do material genético e métodos de sequenciamento.
   [Mais...]

Dados de 19 ensaios clínicos1, publicados no BMJ Evidence-Based Medicine, sugeriram que o tramadol reduziu a dor crônica, mas o efeito ficou abaixo de um limite predefinido. Eventos adversos graves foram maiores com o tramadol em comparação com o placebo2. A maioria dos ensaios clínicos1 apresentou alto risco de viés, possivelmente superestimando os benefícios do tramadol e subestimando seus malefícios.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Uma ampla análise de múltiplas coortes, publicada na revista Nature, mostrou que a trajetória associada ao diagnóstico1 precoce de autismo apresentou menores habilidades sociais e de comunicação na primeira infância. Já a trajetória associada ao diagnóstico1 tardio de autismo (tipicamente após os 9-11 anos) apresentou mais dificuldades socioemocionais e comportamentais na adolescência.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

Mostrar: 10
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - Próximos » - >>
1 a 10 (Total: 4085)
  • Entrar
  • Receber conteúdos