news.med.br
Um homem se tornou a sétima pessoa a ficar livre do HIV1 após receber um transplante de células-tronco2 para tratar um câncer3 no sangue4. Significativamente, ele também é o segundo dos sete que recebeu células-tronco2 que não eram resistentes ao vírus5, reforçando a ideia de que células6 resistentes ao HIV1 podem não ser necessárias para a cura da doença. O caso foi descrito em um estudo publicado na revista Nature.
1 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
2 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Um robô controlado remotamente, do tamanho de um grão de areia, pode nadar pelos vasos sanguíneos1 para administrar medicamentos antes de se dissolver no corpo. A minúscula esfera contendo um medicamento é guiada por ímãs até locais específicos do corpo, como demonstrou um teste em animais, publicado na revista Science, o que ajudaria a evitar os efeitos colaterais2 tóxicos de terapias sistêmicas.
1 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
2 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
   [Mais...]

Quanto mais você rola a tela, pior fica sua atenção. Um amplo estudo de 2025, publicado na revista científica Psychological Bulletin, da American Psychological Association, analisou 71 estudos com quase 100.000 pessoas para verificar como vídeos de formato curto, como TikTok, Reels e Shorts, afetam o cérebro1, especificamente a cognição2 e a saúde3 mental. Esta é a maior síntese de evidências até o momento.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Uma revisão de prontuários médicos de mais de 130.000 adultos com insônia, que usaram melatonina por pelo menos um ano, ao longo de cinco anos, constatou que eles apresentavam maior probabilidade de serem diagnosticados com insuficiência cardíaca1, necessitarem de hospitalização devido à condição ou morrerem por qualquer causa. O estudo foi apresentado na American Heart Association’s Scientific Sessions 2025, de forma que o resumo não foi revisado por pares e as conclusões são consideradas preliminares.
1 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
   [Mais...]

Em um passo rumo ao uso mais amplo da edição genética, um tratamento que utiliza a tecnologia CRISPR reduziu com sucesso os níveis elevados de colesterol1 em um pequeno número de pessoas. Em um ensaio clínico conduzido pela empresa suíça de biotecnologia CRISPR Therapeutics, 15 participantes receberam uma infusão única destinada a desativar um gene no fígado2 chamado ANGPTL3. A dose mais alta testada no ensaio reduziu o colesterol1 LDL3 e os triglicerídeos em uma média de 50% em duas semanas após o tratamento. Os efeitos duraram pelo menos 60 dias, a duração do ensaio. Os resultados foram publicados no The New England Journal of Medicine.
1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
2 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
3 LDL: Lipoproteína de baixa densidade, encarregada de transportar colesterol através do sangue. Devido à sua tendência em depositar o colesterol nas paredes arteriais e a produzir aterosclerose, tem sido denominada ”mau colesterol”.
   [Mais...]

Os últimos meses, em especial o período de setembro a outubro de 2025, têm sido marcados por mudanças importantes na ginecologia, com novas diretrizes internacionais para hemorragia1 pós-parto, atualizações no rastreamento de câncer2 cervical, revisão de recomendações para diabetes gestacional3, além de dados recentes sobre prevenção de pré-eclâmpsia4 e redução da mortalidade5 materna em escala global. Diversas organizações de saúde6 publicaram documentos que tendem a impactar diretamente a prática clínica na saúde6 da mulher. Paralelamente, surgem novos tratamentos e tecnologias que ampliam as opções terapêuticas, reforçando um movimento em direção a cuidados cada vez mais baseados em evidências e centrados na paciente.
1 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Diabetes gestacional: Tipo de diabetes melito que se desenvolve durante a gravidez e habitualmente desaparece após o parto, mas aumenta o risco da mãe desenvolver diabetes no futuro. O diabetes gestacional é controlado com planejamento das refeições, atividade física e, em alguns casos, com o uso de insulina.
4 Pré-eclâmpsia: É caracterizada por hipertensão, edema (retenção de líquidos) e proteinúria (presença de proteína na urina). Manifesta-se na segunda metade da gravidez (após a 20a semana de gestação) e pode evoluir para convulsão e coma, mas essas condições melhoram com a saída do feto e da placenta. No meio médico, o termo usado é Moléstia Hipertensiva Específica da Gravidez. É a principal causa de morte materna no Brasil atualmente.
5 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Injeções subcutâneas de um agonista1 seletivo e de longa duração do receptor de amilina, ainda em fase de investigação, levaram a reduções clinicamente significativas no peso corporal em adultos com obesidade2, conforme demonstrado em um ensaio clínico randomizado3 de fase II, publicado no The Lancet. A variação percentual média no peso corporal em relação ao valor basal após 48 semanas (estimativa de eficácia) foi de -20% tanto nos participantes que receberam 9 mg de eloralintida quanto naqueles que iniciaram com 6 mg e aumentaram a dose para 9 mg, em comparação com -0,4% no grupo placebo4.
1 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

A apneia obstrutiva do sono1 (AOS) moderada a grave correlacionou-se independentemente com o desenvolvimento de microhemorragias cerebrais observadas em ressonância magnética2 cerebral, de acordo com um estudo publicado no JAMA Network Open. As microhemorragias cerebrais são consideradas um marcador precoce de vasculopatia cerebral e estão associadas a um risco aumentado de desenvolver acidente vascular cerebral3 (AVC) sintomático4 e demência5. A AOS moderada a grave deve ser um alvo potencial para diagnóstico6 e tratamento precoces, visando prevenir futuros AVCs e demência5 em populações idosas, embora o estudo não tenha avaliado esses desfechos.
1 Apnéia obstrutiva do sono: Pausas na respiração durante o sono.
2 Ressonância magnética: Exame que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.
3 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
4 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
5 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

O esmalte1 dos dentes não se regenera naturalmente, e seu desgaste pode levar a cáries2 dolorosas, mas um gel que aproveita algumas das propriedades da saliva pode restaurar essa camada dura e brilhante dos dentes, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications.
1 Esmalte: Camada rígida, delgada e translúcida, de substância calcificada que reveste e protege a dentina da coroa do dente. É a substância mais dura do corpo e é quase que completamente composta de sais de cálcio. Ao microscópio, é composta de bastões delgados (prismas do esmalte) mantidos conectados por uma substância cimentante, e apresenta-se revestido por uma bainha de esmalte. (Tradução livre do original
2 Cáries: Destruição do esmalte dental produzida pela proliferação de bactérias na cavidade oral.
   [Mais...]

A exposição à infecção1 por SARS-CoV-2 durante a gravidez2 foi associada a um risco 29% maior de diagnóstico3 de transtorno do neurodesenvolvimento aos 3 anos de idade, de acordo com um estudo publicado na revista Obstetrics & Gynecology. Os maiores efeitos foram observados em exposições no terceiro trimestre, tanto no geral quanto entre os filhos do sexo masculino. Parto prematuro, plano de saúde4 público materno e etnia hispânica foram todos associados a um risco significativamente maior de diagnóstico3 de transtorno do neurodesenvolvimento.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Mostrar: 10
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - Próximos » - >>
1 a 10 (Total: 4110)
  • Entrar
  • Receber conteúdos