news.med.br
Apenas 13 anos após a descrição da técnica de edição genética CRISPR, os órgãos reguladores do Reino Unido aprovaram o primeiro tratamento genético do mundo em 15 de novembro, para o tratamento da doença falciforme e da talassemia1 β dependente de transfusão2. Casgevy (exagamglogene autotemcel [exa-cel]) é o primeiro medicamento que utiliza a ferramenta de edição genética CRISPR a ser licenciado para uso em pacientes. A decisão histórica poderá transformar o tratamento da doença falciforme e da talassemia1 β, mas a tecnologia é cara.
[Mais...]
A FDA informou que a injeção1 de Zepbound (tirzepatida) foi aprovada para uso para o controle crônico2 de peso em adultos com obesidade3 ou com sobrepeso4 com pelo menos uma condição relacionada ao peso (como hipertensão5, diabetes tipo 26 ou colesterol7 alto), em adição a uma dieta reduzida em calorias8 e ao aumento da atividade física. A tirzepatida, o ingrediente ativo do Zepbound, já foi aprovada sob o nome comercial Mounjaro para ser usada junto com dieta e exercícios para ajudar a melhorar o açúcar9 no sangue10 (glicose11) em adultos com diabetes mellitus12 tipo 2. Os pacientes que usaram tirzepatida perderam em média 18% do peso corporal, de acordo com a FDA, quando o medicamento foi tomado na dose mais alta em um ensaio clínico. Isso é comparável com o Wegovy, fabricado pela Novo Nordisk, que produziu uma perda média de peso de 15%.
[Mais...]
Os transtornos mentais estão associados à mortalidade1 prematura. Há pesquisas crescentes que examinam a expectativa de vida2 e os anos potenciais de vida perdidos (APVP) para quantificar o impacto da doença na sobrevivência3 de pessoas com transtornos mentais. Neste estudo publicado no jornal científico eClinicalMedicine, demonstrou-se que os transtornos mentais estão associados à redução substancial da expectativa de vida2, que é de natureza transdiagnóstica, abrangendo uma ampla gama de diagnósticos. Análises estratificadas por transtornos revelaram que os transtornos por uso de substâncias tinham a menor expectativa de vida2, além de exibirem os maiores APVP.
[Mais...]
Em um novo estudo publicado na revista Nature, pesquisadores revelam que o câncer1 cerebral aproveita um tipo inesperado de processo celular. Segundo eles, conexões sinápticas entre células2 cancerígenas e neurônios3 podem impulsionar o crescimento do tumor4. Análises de tumores cerebrais revelam como as células2 cancerígenas aumentam a força das sinapses com os neurônios3 para promover a sobrevivência5 do tumor4. Em um contexto mais amplo, esse e outros estudos implicam que o cérebro6 e o corpo estão mais interligados do que antes se imaginava.
[Mais...]
A inflamação1 a primeira linha de defesa do corpo contra lesões2 e patógenos é a principal causa da dor. No entanto, algumas pessoas continuam a sentir dor mesmo após a resolução da inflamação1. Novas descobertas, publicadas na Cell Reports Medicine, indicam que as mitocôndrias3 em certos neurônios4 sensoriais podem estar ligadas à dor crônica, e um tipo de vitamina5 B3, chamado ribosídeo de nicotinamida, alivia essa dor persistente em ratos, sugerindo que também poderia potencialmente tratar a dor crônica em humanos.
[Mais...]
Um robô macio pode realizar procedimentos cirúrgicos complexos dentro de um coração1 batendo. O dispositivo pode manejar ferramentas dentro de uma das câmaras do coração1 enquanto se apoia em um estabilizador instalado em uma veia cardíaca importante. As descobertas foram publicadas na revista Science Advances. Como o dispositivo aborda desafios contínuos na intervenção intracardíaca minimamente invasiva, ele pode permitir o desenvolvimento de intervenções baseadas em cateteres.
[Mais...]
A prática de interromper brevemente a medicação anti-hipertensiva de alguns pacientes antes de cirurgia não cardíaca não funcionou como pretendido e, de fato, levou ao excesso de hipertensão1 aguda, de acordo com um estudo publicado no European Heart Journal. As taxas de lesão2 miocárdica não foram piores, sendo até mesmo numericamente melhores, para pessoas randomizadas para continuarem com seus inibidores do sistema renina-angiotensina (41,3%) em comparação com pares sujeitos à retirada individualizada e com base farmacocinética desses medicamentos comuns em preparação para cirurgia eletiva3 (48,3%).
[Mais...]
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) foi associado ao diagnóstico1 de ceratocone em homens, de acordo com um estudo transversal de base populacional israelense, publicado no JAMA Ophthalmology. Observando os registros médicos de mais de 900.000 militares, aqueles com ceratocone tinham maior probabilidade de serem diagnosticados com TDAH em comparação com a população em geral, e os resultados permaneceram significativos após ajustes para idade, sexo e status intelectual. Ao estratificar por idade, o ceratocone foi associado ao TDAH em homens, mas não em mulheres. O fator de risco2 mais importante para o ceratocone é a fricção repetitiva dos olhos3, que irrita a superfície da córnea4.
[Mais...]
Uma forma de terapia genética estabilizou ou melhorou a retinopatia diabética1 (RD) por até um ano, particularmente em pacientes com RD não proliferativa (NP), mostrou um pequeno estudo clínico, com resultados divulgados em comunicado da REGENXBIO, publicado na Cision PR Newswire. No geral, cerca de 40% dos pacientes melhoraram o estado da doença e outros 30% apresentaram doença estável após uma única injeção2 de RGX-314 direcionado ao fator de crescimento do endotélio vascular3 (VEGF). No subgrupo de pacientes com RDNP, 29 dos 30 apresentaram doença estável ou melhora na Escala de Gravidade da Retinopatia Diabética1 (DRSS), incluindo todos os pacientes tratados com a dose mais elevada.
[Mais...]
As evidências de que o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos está associado a um risco aumentado de demência1 são escassas e inconsistentes, e fontes potenciais de viés não foram testadas. O objetivo deste estudo, publicado no JAMA Network Open, foi examinar a associação entre TDAH em adultos e o risco de demência1. Os resultados apontam que o TDAH na idade adulta foi associado a um risco aumentado de demência1.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 3690)
|